HISTÓRIAS DE ROMA

Siga as atualizações do blog no twitter @aulusmetelus

Curta nossa página no Facebook @historiasderomaoblog

Decidimos compartilhar nosso conhecimento adquirido na leitura de mais de duzentas obras sobre História Romana, além de viagens a cidades e sítios arqueológicos com vestígios da civilização romana, para proporcionar um espaço para que sejam postadas por todos notícias e ideias sobre este assunto que nos apaixona e que moldou a civilização ocidental. Por isso, criamos uma página no Facebook que já alcançou 4 mil seguidores ( a qual nós extinguimos e agora estamos recriando).

Nosso blog tem o propósito de contribuir para a informação e divulgação de assuntos relativos à Roma Antiga e para troca de ideias. Alertamos que o material aqui postado não deve ser usado para fins acadêmicos. Um blog jamais substituirá um curso superior de História.

A foto foi tirada no ano de 2003, em Pont du Gard, próximo à cidade francesa de Nîmes, no Sul da França. A Ponte-Aqueduto sobre o rio Gard é uma das obras-primas da engenharia romana. Eu fui um dos últimos a entrar neste sítio, naquele dia de final de outono. A pessoa que pode ser vista no cantinho superior da foto é minha esposa. Nós tivemos a oportunidade de andar praticamente sozinhos pelo sítio e de certa forma ter a mesma sensação de admiração e reverência que  teria um viajante medieval que percorresse aquele caminho e topasse com aquela construção magnífica, testemunho de uma  antiga e mais sofisticada civilização.

2 comentários em “HISTÓRIAS DE ROMA

  1. Bom dia André ,

    Sou Jorge, tenho a história antiga, medieval e militar, como hobbies desde criança. Li muitos livros de história, Suetonio, Cássio Dio, Josefo, etc. Tenho várias publicações esgotadas de historiadores romanos , em inglês latim e português. E por acaso achei seu blog. Gostei muito da forma como escreve. Acho que poderia incluir mais fotos pois vc viajou para vários lugares. Eu visitei pessoalmente Roma e museus por 3 vezes. Estive em Portugal aonde existem aquedutos e pontes milenares romanas , e a cidade de Évora, fantástica. Na Espanha, fui na Galicia, ver a cidade romana de Lugo , única muralha intacta; a cidade de Itálica, com seu circo maximo conservado; Bordeaux na França, com várias ruínas romanas, etc. E sempre me pego lendo algo a respeito. Chamou -me a atenção a Batalha da floresta Teutoberg, seu texto muito bom. Acabei relendo algumas vezes para compreender s estratégia da Arminium. Enfim , espero que continue escrevendo

    Curtir

    1. Muito obrigado pelo comentário, Jorge. Fico feliz que tenha gostado.
      A maioria dessas viagens que fiz foi nos tempos pré-celular com câmera (sou da Antiguidade, rs). Ainda preciso escanear ou digitalizar essas fotos. Évora, ainda não conheço, mas com certeza irei visitá-la no futuro. É uma das cidades lusitanas que guarda uma boa herança romana, como o Templo de Diana.
      Estou finalizando um post com uma biografia bem completa do Imperador Trajano, natural de Itálica, que pretendo publicar ainda este mês (era para ser em 13 de setembro, data de nascimento dele, mas o trabalho não deixou, e acabou atrasando).
      Um abraço e espero que continues seguindo o blog.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s