AGOSTO – O MÊS DE AUGUSTO

No primitivo calendário romano, de dez meses, que começava no mês de março, Sextilis era o nome do sexto mês, que vinha depois de Quintilis, mês que, após a morte do Ditador Caio Júlio César, foi rebatizado de Iulius (Julho), mês do nascimento dele, em sua homenagem.

Devido a imprecisão desse calendário primitivo, os romanos passaram a adotar um calendário de doze meses, introduzindo-se os meses de janeiro, quer passou a ser o primeiro mês, e de fevereiro (essa reforma é atribuída ao rei Numa Pompílio). Assim, Sextilis passou a ser o oitavo mês do ano, mas, apesar disso, ele manteve o seu nome, com o qual o povo já estava acostumado.

Ilustração do Fasti Antiates, calendário anterior à reforma Juliana, mostrando Sextilis (abreviado como SEX) no topo da oitava coluna. Foto: See page for author, Public domain, via Wikimedia Commons

Apesar disso, persistindo ainda consideráveis discrepâncias entre aquele calendário romano, de apenas 355 dias e o ano solar (período de translação da Terra em torno do Sol, ordinariamente de 365 dias), Júlio César, em 46 A.C., assistido por uma comissão de astrônomos notáveis, determinou a adoção de um novo calendário, inspirado pelo mais preciso utilizado pelos Egípcios, de 365 dias, ajustando o número de dias dos diversos meses, que passou a ser chamado de “Calendário Juliano“. Em decorrência, Sextilis e Quintilis passaram a ter 31 dias.

Segundo Varrão e Cássio Dião, em 8 A.C, o Senado Romano decretou que Sextilis deveria se chamar Augustus, em homenagem ao primeiro imperador romano, Otávio, que recebera o nome honorífico de Augusto (cujo significado em latim é “venerável”, “magnífico”).

Fragmento de um mosaico romano mostrando os meses do ano, no Museu Arqueológico de Sousse, Tunísia. Foto: Ad Meskens, CC BY-SA 3.0 https://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0, via Wikimedia Commons

O motivo para a escolha de Sextilis para receber o nome de Augusto (que em português virou “Agosto”, de acordo com o Senatus Consultum (decreto do Senado Romano com força de lei), transcrito na obra “Saturnalia“, do romano Macrobius, escrita no século V D.C., foi o fato de que neste mês ocorreram eventos muito importantes na carreira do primeiro imperador. Segue a tradução da referida transcrição:

QUANDO O IMPERADOR CAESAR AUGUSTO ASSUMIU O CONSULADO NO MÊS DE SEXTILIS, E TRÊS TRIUNFOS FORAM TRAZIDOS PARA A CIDADE, E DO JANÍCULO AS LEGIÕES DEPOSITARAM SOB SEUS AUSPÍCIOS A SUA LEALDADE. E TAMBÉM O EGITO FOI COLOCADO SOB O PODER DO POVO ROMANO NESTE MÊS. E O FIM DAS GUERRAS CIVIS FOI IMPOSTO NESTE MÊS. E POR ESTAS RAZÕES, ESTE MÊS FOI E É O MAIS FELIZ PARA ESTE IMPÉRIO. O SENADO DECIDIU QUE ESTE MÊS DEVERIA SER CHAMADO DE AGOSTO.

No mês de agosto, as datas mais importantes eram o festival de Hércules Invicto ou Hércules Vencedor, no dia 12, o festival em honra da deusa Diana, no dia 13, a Portunalia, o festival em honra do deus Portunus, protetor dps portões, chaves e portos (leia nosso artigo clicando no link), no dia 17, a Vinalia, festival da colheita da uva e da safra do vinho, no dia 19, a Consualia, festival em homenagem a Consus, deus protetor da colheita de grãos, no dia 21, e a Volcanalia, festival do deus Vulcano, no dia 23.

Templo de Portunus, em Roma, século I A.C.

Fontes:

1) ORlGINES KALENDARIE ITALICAE, NUNDINAL CALENDARS OF ANCIENT ITALY, NUNDINAL CALENDAR OF ROMULUS, CALENDAR OF NUMA POMPILIUS, CALENDAR OF THE DECEMVIRS, IRREGULAR ROMAN CALENDAR .AND JULIAN CORRECTION. TABLES OF THE ROMAN CALENDAR, FROM U. C . 4 OF VARRO B . C . 750 TO U. C . 1 108 A. D. 355 , de EDWARD GRESWELL, B . D. FELLOW OF CORPUS CHRISTI COLLEGE, OXFORD (download de forgottenbooks.com).]

2) SATURNALIA, DE MACROBIUS, em https://penelope.uchicago.edu/Thayer/L/Roman/Texts/Macrobius/Saturnalia/1*.html#12.35