MORRE O IMPERADOR TRAJANO

MORRE O IMPERADOR TRAJANO

Traianus_Glyptothek_Munich_72.jpg

Em 8 de agosto de 117 D.C., morre, em Selinus, na Cilícia, o imperador romano Trajano, quando ele retornava de uma exaustiva, mas bem sucedida campanha no Oriente, na qual  o Exército Romano derrotou o Império Parta e incorporou a Mesopotâmia como província.

Marco Úlpio Trajano nasceu em Italica (próximo à atual Sevilha), na Hispânia, em 53 D.C. O pai dele, que tinha o mesmo nome, foi nomeado Cônsul no reinado do imperador Vespasiano.

Itálica,_Santiponce,_Sevilla,_España,_2015-12-06,_DD_26-29_PAN

Trajano seguiu a carreira militar com sucesso e, no reinado do imperador Domiciano, quando era legado na Espanha, ele teve um papel importante nas ações para debelar uma conspiração contra o referido imperador, que, reconhecendo o mérito, a partir de então nomeou Trajano para vários comandos importantes.

Quando Domiciano foi assassinado, em 96 D.C., encerrando a dinastia dos Flávios, o novo imperador escolhido pelo Senado, o velho senador Nerva, desde o início precisou do apoio do Exército para conter a insubordinação da Guarda Pretoriana em Roma, e, como resultado, ele teve que adotar Trajano como herdeiro, sendo sucedido por ele, em 98 D.C., após falecer sem deixar filhos.

Trajan,_the_Palladium,_and_Rome's_destiny,_Colosseum

O reinado de Trajano foi caracterizado, no plano externo, por uma série de campanhas militares que resultaram em importantes conquistas de território. De fato, durante o Principado de Trajano, o Império Romano atingiria a sua maior extensão geográfica. A conquista da Dácia, que se apresentava como um perigoso Estado belicoso no Danúbio, e o espólio dali resultante, permitiu um grande afluxo de ouro e prata na economia romana. Já a conquista da Pártia ocidental eliminou temporariamente um ameaçador império rival no Oriente e anexou ao Estado Romano as províncias da Armênia e da Mesopotâmia (esta teria vida curta e seria abandonada por seu sucessor, Adriano). Antes disso, o Reino dos Nabateus havia sido anexado, tornando-se uma província com o nome de Arábia Petra.

Trajan_117AD (1).png

 

No plano interno, o reinado se notabilizou pelas boas relações do Palácio com o Senado Romano, cujos membros foram prestigiados e apontados para importantes comandos militares. Como já dito, o ouro e a prata da Dácia  trouxe prosperidade econômica e permitiu a construção de grandes monumentos em Roma, entre os quais se destacam o Fórum de Trajano – o maior dos fóruns imperiais, do qual faziam parte a Basílica Úlpia e a Coluna de Trajano (cujos relevos narram a campanha da Dácia), bem como as Termas de Trajano. Grande obras públicas também foram construídas nas províncias, especialmente estradas e pontes. Trajano instituiu um programa de apoio aos órfãos e crianças pobres da Itália, chamado de “Alimenta“, fornecendo aos menores carentes comida e ensino subsidiado pela Estado.

forum traiani R1806.jpg

Por todas essas realizações, Trajano recebeu do Senado Romano o título de “Optimus Princeps” (Melhor Príncipe). Os historiadores sempre o incluíram como um dos maiores representantes da categoria dos “Bons Imperadores”.

Trajano era casado com a imperatriz Plotina, mas eles não tiveram filhos. Por isso, Trajano escolheu como sucessor seu parente Adriano, que era filho de seu primo e conterrâneo Públio Élio Adriano Afer, que morreu quando Adriano tinha 10 anos de idade, deixando Trajano como tutor do menino.

Ele morreu de um edema,  aos 63 anos de idade, sofrendo, no último ano de sua vida um quadro de declínio em sua saúde, que pode ser constatado em suas últimas estátuas.

Traianus_Ankara

Voltaremos a falar de Trajano e do seu reinado, fazendo um artigo mais completo, como os leitores já estão acostumados, quando de seu aniversário de nascimento ou de aclamação.

2 comentários em “MORRE O IMPERADOR TRAJANO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s